Udu, um dos instrumentos característicos da música igbo.
A África é um continente com um leque enorme
de diversidade étnica, cultural elinguística. Uma descrição geral da chamada
música africana não seria possível dada a quantidade e variedade de expressões.
No entanto, existem semelhanças regionais entre grupos desiguais, assim como as
tendências que são constantes ao longo de todo o comprimento e a largura
do continente africano.
A música
da África é tão vasta e variada como as muitas regiões, nações e grupos étnicos do continente.Embora não haja
distintamente música pan-africana, não são comuns formas de expressões
musicais, especialmente no interior das regiões.
Segundo o
etno musicólogo Alan P. Merriam (1923 - 1980) a música do Norte de Áfricae partes da região do Saara,
têm uma ligação à música européia e oriental mais que da metade da África sub-saariana que
de certa forma deu inicio influenciando e sendo influenciada por variados
estilos musicas tais como samba, blues, jazz, reggae e rapinspirados nas tradições
africanas dos escravos transferidos a diferentes pontos do mundo em relações
comerciais, com retorno de escravos livres e comerciantes.
Ainda segundo esse autor do
livro The Anthropology of Music entre outros sobre
o tema a música deve ser estudada em três níveis de análise: conceituação sobre
música, comportamento em relação à música e som de música ou a música
propriamente dita.
Xavier
Vatin estudou nações de candomblé na Bahia (descendentes
de distintas nações e grupos étnicos africanos) quanto ao seu patrimônio
musical específico. Reuniu dados históricos, etnográficos, lingüísticos e
confrontando-os no respeito da pertinência relativa a sua origem,
interpenetrações de civilizações e revelou a existência de constantes e
divergências, bem como de um número considerável de empréstimos e influências
recíprocas tanto no plano etnográfico como estritamente musical. Sinteticamente
falando encontrou 20 toques: 8 são originários da nação Ketu; 7 originários da nação Jêje; 4 da nação Angola e um total de 15 empréstimos
recíprocos. Analise similar tem sido feita nos grandes grupos etno-linguísticos
africanos bem como da música popular da
África correlacionando estas com a denominada música negra ao
redor do mundo.
A musica Africana dos negros
foi dedicado a zumbido navio negreiro,e a Amanda Ferraresi.
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