Acervo do Museu Afro Brasil
O acervo está
organizado a partir dos seguintes temas centrais e constituído de uma tipologia
abrangente:
África, Áfricas; Trabalho e Escravidão;
Religiosidade Afro-brasileira; Festas: O Sagrado e o Profano; História e
Memória; Arte do Século XVIII a Arte Contemporânea.
1. África, Áfricas
Caracterizado por
obras que mostram a diversidade das culturas africanas e da arte por elas
produzidas. Um dos objetivos centrais desse núcleo é o de enfatizar a
competência das culturas africanas por meio das obras de arte que eram
produzidas muito antes da escravidão atlântica. Outro importante objetivo é o
de proporcionar a observação de características formais de abstração e síntese
evidenciadas pelas obras de arte africanas sem, contudo, deixar de perceber a
mão do artista, embora anônimo. Daí também a importância da presença de
diversas obras de um mesmo povo. Nessa parte do acervo, encontram-se máscaras,
esculturas, estatuetas, tecidos, joias, adornos, roupas eapliqués.
2. Trabalho e Escravidão
Trata do papel dos
africanos escravizados e seus descendentes na construção da sociedade
brasileira, como trabalhador essencial em todos os períodos do desenvolvimento
econômico do País. A ênfase do núcleo é a competência tecnológica trazida pelas
populações africanas que foram empregadas e adaptadas segundo as necessidades
produtivas. A condição desse processo foi a violência brutal que impôs o
domínio sobre o corpo e a alma do escravizado, suscitando, em contrapartida,
diferentes estratégias de resistência, da rebelião aberta à silenciosa, além de
inúmeras tentativas e conquistas negociadas. O visitante encontra ferramentas,
equipamentos de ofício rural e urbano, instrumentos de castigo, gravuras,
litografias, pinturas, esculturas, documentos históricos, fotografias e objetos
do cotidiano.
3. Religiosidade Afro-brasileira
No Brasil, a
escravidão colocou em contato as religiões de diferentes povos africanos, que
acabaram por assimilar e trocar entre si elementos semelhantes de suas
culturas. As religiões afro-brasileiras surgiram a partir da fusão de ritos de
origem distintas e receberam nomes diferentes nas regiões do País. A relação
com o catolicismo popular e com expressões religiosas indígenas também
influenciou a formação de algumas dessas religiões. O núcleo evidencia as
permanências e transformações africanas nas religiões afro-brasileiras. Neste
núcleo, encontram-se ferramentas de orixás, roupas, esculturas, pinturas,
gravuras, fotografias, objetos de culto, estatuetas, instrumentos musicais,
máscaras e mobiliário.
4. Festas: o Sagrado e o Profano
Os africanos aqui
escravizados acabaram por encontrar, no cristianismo que lhes foi imposto,
espaços sociais para a preservação de suas culturas de origem. Este núcleo
contém obras que destacam a apropriação pelos escravizados africanos e seus
descendentes de celebrações festivas católicas, a partir da referência de suas
culturas, permitindo-lhes preservar muitos de seus elementos, que se conservam
ainda hoje no catolicismo popular e nas festas conhecidas como de expressão
popular no Brasil. Isso está representado em máscaras, roupas, esculturas,
mobiliário, adereços, santos, ex-votos, litografias, pinturas, fotografias,
joias, balangandãs, instalações, estandartes e instrumentos musicais.
5. História e Memória
Procura resgatar como
negro quem negro foi e quem negro é na história e na memória do Brasil. Reúne
momentos nos quais personalidades negras se destacaram ou tiveram participação
fundamental em diversas e diferentes áreas, da Colônia aos dias atuais. Assim,
referencia ao público em geral, principalmente crianças e adolescentes,
importantes nomes da história brasileira que foram ou são negros, através de
fotografias, pinturas, documentos, esculturas e objetos.
6. Arte do Século XVIII à Arte Contemporânea
Este núcleo reúne
obras da arte brasileira desde o Barroco e o Rococó, passando pelo século XIX,
a Academia e os acadêmicos, bem como pelas artes de origem popular, ou arcaica
e genuína, segundo Clarival de Valadares, para chegar à arte moderna, arte moderna
geométrica, arte moderna figurativa e à arte contemporânea, sob a perspectiva
da mão afro-brasileira na origem de sua criação. O visitante pode conferir
pinturas, esculturas, gravuras, instalações, fotografias e documentos.
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