segunda-feira, 12 de agosto de 2013

MuseuAfroBrasil

Visite o site: http://www.museuafrobrasil.org.br/

Acervo do Museu Afro Brasil


O acervo está organizado a partir dos seguintes temas centrais e constituído de uma tipologia abrangente:
África, Áfricas; Trabalho e Escravidão; Religiosidade Afro-brasileira; Festas: O Sagrado e o Profano; História e Memória; Arte do Século XVIII a Arte Contemporânea.

1. África, Áfricas
Caracterizado por obras que mostram a diversidade das culturas africanas e da arte por elas produzidas. Um dos objetivos centrais desse núcleo é o de enfatizar a competência das culturas africanas por meio das obras de arte que eram produzidas muito antes da escravidão atlântica. Outro importante objetivo é o de proporcionar a observação de características formais de abstração e síntese evidenciadas pelas obras de arte africanas sem, contudo, deixar de perceber a mão do artista, embora anônimo. Daí também a importância da presença de diversas obras de um mesmo povo. Nessa parte do acervo, encontram-se máscaras, esculturas, estatuetas, tecidos, joias, adornos, roupas eapliqués.
2. Trabalho e Escravidão
Trata do papel dos africanos escravizados e seus descendentes na construção da sociedade brasileira, como trabalhador essencial em todos os períodos do desenvolvimento econômico do País. A ênfase do núcleo é a competência tecnológica trazida pelas populações africanas que foram empregadas e adaptadas segundo as necessidades produtivas. A condição desse processo foi a violência brutal que impôs o domínio sobre o corpo e a alma do escravizado, suscitando, em contrapartida, diferentes estratégias de resistência, da rebelião aberta à silenciosa, além de inúmeras tentativas e conquistas negociadas. O visitante encontra ferramentas, equipamentos de ofício rural e urbano, instrumentos de castigo, gravuras, litografias, pinturas, esculturas, documentos históricos, fotografias e objetos do cotidiano.
3. Religiosidade Afro-brasileira
No Brasil, a escravidão colocou em contato as religiões de diferentes povos africanos, que acabaram por assimilar e trocar entre si elementos semelhantes de suas culturas. As religiões afro-brasileiras surgiram a partir da fusão de ritos de origem distintas e receberam nomes diferentes nas regiões do País. A relação com o catolicismo popular e com expressões religiosas indígenas também influenciou a formação de algumas dessas religiões. O núcleo evidencia as permanências e transformações africanas nas religiões afro-brasileiras. Neste núcleo, encontram-se ferramentas de orixás, roupas, esculturas, pinturas, gravuras, fotografias, objetos de culto, estatuetas, instrumentos musicais, máscaras e mobiliário.
4. Festas: o Sagrado e o Profano
Os africanos aqui escravizados acabaram por encontrar, no cristianismo que lhes foi imposto, espaços sociais para a preservação de suas culturas de origem. Este núcleo contém obras que destacam a apropriação pelos escravizados africanos e seus descendentes de celebrações festivas católicas, a partir da referência de suas culturas, permitindo-lhes preservar muitos de seus elementos, que se conservam ainda hoje no catolicismo popular e nas festas conhecidas como de expressão popular no Brasil. Isso está representado em máscaras, roupas, esculturas, mobiliário, adereços, santos, ex-votos, litografias, pinturas, fotografias, joias, balangandãs, instalações, estandartes e instrumentos musicais.
5. História e Memória
Procura resgatar como negro quem negro foi e quem negro é na história e na memória do Brasil. Reúne momentos nos quais personalidades negras se destacaram ou tiveram participação fundamental em diversas e diferentes áreas, da Colônia aos dias atuais. Assim, referencia ao público em geral, principalmente crianças e adolescentes, importantes nomes da história brasileira que foram ou são negros, através de fotografias, pinturas, documentos, esculturas e objetos.
6. Arte do Século XVIII à Arte Contemporânea

Este núcleo reúne obras da arte brasileira desde o Barroco e o Rococó, passando pelo século XIX, a Academia e os acadêmicos, bem como pelas artes de origem popular, ou arcaica e genuína, segundo Clarival de Valadares, para chegar à arte moderna, arte moderna geométrica, arte moderna figurativa e à arte contemporânea, sob a perspectiva da mão afro-brasileira na origem de sua criação. O visitante pode conferir pinturas, esculturas, gravuras, instalações, fotografias e documentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário