quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Música afro-brasileira 2

         Quando os portugueses começaram a comprar ou capturar africanos e trazê-los para serem escravizados no Brasil, trouxeram também muitas coisas da cultura africana para o nosso território. Os escravos que vinham da África não eram todos de um mesmo povo; falavam várias línguas, tinham diferentes religiões, comidas próprias e aparências diferentes. Essa diversidade de costumes acabou influenciando a formação da cultura brasileira e chegando até nós de diferentes formas.
 
A MÚSICA
     Os povos africanos em geral têm o costume da música e da dança muito presente. Escravizados, eles trouxeram isso para o Brasil.
    Eles nos deixaram como herança muitos instrumentos musicais que são usados até hoje em diferentes tipos de música e também nas religiões afro-brasileiras, como a umbanda e o candomblé. Vamos falar sobre elas mais na frente.
  Muitos dos instrumentos de origem africana são de percussão:
 
Atabaques
 
 
         Ganzá, um tipo de chocalho
 
Tamborim
 
 
Zabumba
 
Berimbau
 
Além dos instrumentos musicais em sim, a presença africana influenciou a música brasileira, criando muitos dos ritmos que fazem parte do nosso repertório até hoje. Vamos ouvir alguns deles agora:
 
O samba de raiz:
 
O samba partido alto:
 
E o samba de roda são alguns dos exemplos dessa herança musical africana:
 
UM POUCO DA HISTÓRIA DO SAMBA
“Samba” é uma palavra que vem, provavelmente, da língua angolana. No começo, usava-se a palavra “samba” para a música dos escravos de um modo geral, mas é só a partir de 1916 que o gênero musical samba passa a existir oficialmente. Foi nesse ano que o primeiro samba, chamado “Pelo Telefone”, foi gravado:
 
Naqueles tempos, o samba ainda era um ritmo marginalizado, coisa que “gente decente não ouvia, nem dançava”. Locais onde havia rodas de samba eram invadidos pela polícia e os presentes, presos. Tudo porque samba era “coisa de negro” e, na visão da época, tudo o que era parte da cultura dos negros deveria ser reprimido pelas autoridades. Um desses locais onde as pessoas se reuniam era a casa da Tia Ciata, uma negra baiana muito famosa na época. Em sua casa, a cultura africana tinha espaço e lá se tocava e dançava o samba, além de as pessoas poderem praticar o candomblé.  Vamos conhecer um pouco sobre a Tia Ciata e o começo da história do samba com esse vídeo:
 
 
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário